Friday, October 05, 2007



SODA ? SÓ DE LIMÃO!

No Brasil ninguém sabe....ninguém viu.....mas o Soda Stereo, a maior banda de rock latino está de volta aos palcos depois de dez anos de lamentada ausência.
Em 1997 , o trio argentino composto por Gustavo Cerati (voz/guitarra), Zeta Bosio (baixo) e Charly Alberti (bateria) fez sua última mega tour por países latinos para se despedir de seus fãs, o que rendeu dois albuns ao vivo e um dvd, verdadeiras relíquias para os nostálgicos.
Dez anos se passaram e a chama não se apagou. Uma nova geração de fãs foi sendo construída no silêncio de blogs, fóruns e páginas dedicadas à banda ao longo desses anos de ausência. A "sodamania" , termo cunhado depois que a febre argentina se espalhou por países como Chile, Peru, México e Colômbia, virou doença incurável.... O Soda Stereo continua mais vivo do que nunca !
Quando a banda lançou o excelente "Sueño Stereo" (95) que viria a ser seu último album de estúdio, a BMG brasileira surpreendeu a todos editando-o aqui. Ficou a dúvida : a "sodamania" chegaria enfim ao Brasil ??
Ninguém sabe ao certo se havia realmente a intenção da gravadora em trazer o sucesso do grupo para o único país de língua portuguesa da Latin America , porque justo nesse período a relação entre os músicos estava muito desgastada e o fim do Soda Stereo era somente uma questão de tempo, o que impedia qualquer tentativa de investimento por aqui.
Portanto não seria dessa vez que o Brasil conheceria o trio argentino.
Coincidência ou não, o grupo brasileiro mais argentino que existe, o também trio e igualmente influenciado por ska e The Police, o Paralamas do Sucesso, rendeu-lhes uma homenagem ao gravar o hit "De Musica Ligera" no seu disco "9 Luas" de 96, justo às vésperas do fim .
Em 2002 , não se sabe se por saudosismo ou esperteza, o Capital Inicial numa crise de originalidade, fez uma versão para o mesmo tema (há tantas músicas melhores do SS) com o título ( de gôsto duvidoso) "À sua maneira", incluída no album "Rosas e Vinho Tinto".
A verdade é que por aqui o Soda Stereo, segue sendo muito pouco conhecido pela grande maioria do público roqueiro ainda que haja uma comunidade exclusivamente brasileira para o grupo no Orkut , isso é muito pouco para o potencial de alcance de suas belas canções.
Pouca gente também sabe que Gustavo Cerati (voz/guitarra) principal compositor do Soda lançou-se numa carreira solo com um certo sucesso nesses dez anos, mas nada que se compare a expressão e grandiosidade do Soda pelo mundo latino.
Por aqui soda segue sendo a nossa bebida de limão refrescante nos dias de calor e ressaca...uma pena.